Draeneis
Início
Há muito tempo atrás, no planeta Argus, surgia a raça dos eredar. Eles eram extremamente inteligentes e tinham uma afinidade natural com magias em todas as suas formas – e através dessa magia, eles desenvolveram uma vasta e maravilhosa sociedade.
No topo de sua sociedade, os eredars tinham três líderes importantes: Kil’jaeden, Archimonde e Velen. Certo dia Sargeras, o Titã Corrupto, descobriu os eredars e ficou impressionado com o trabalho dos eredars. Sargeras ofereceu aos líderes mais poder e conhecimento, para isso eles só precisariam ser leais à sargeras. Kil’jaeden e Archimonde aceitaram de prontidão a oferta, mas Velen teve uma visão do futuro e viu que coisas muito ruins aconteceriam com sua raça se eles aceitassem a oferta de Sargeras, a raça dos draenei se tornariam demônios.
Velen rejeitou a oferta de Sargeras e contou a visão para Kil’jaeden e Archimonde, mas estes pouco se preoucuparam e aceitaram a oferta de Sargeras. Juntos os dois e o Destruidor de Mundos transformaram a maior parte de seu povo em uma raça traiçoeira de warlocks e mais tarde se uniram à Legião Flamejante.
Velen estava totalmente desesperado, mas suas preces foram respondidas – um naaru chegou a Velen e explicou que ajudaria Velen e seus seguidores à sobreviver à Burning Legion, levando-os em segurança para outro lugar. Velen aceitou essa oferta e passou a chamar a si e seus seguidores de “draeneis” ou “Os exilados”, na lígua dos eredar, o Eredun.
Juntos, os Draeneis fugiram de Argus na nave Oshu’gun, com a Burning Legion em seus calcanhares. Kil’jaeden considerou isso como uma terrível traição de Velen e prometeu dedicar sua vida à caçar ele e aos Draeneis até o fim dos tempos, se fosse preciso.
Os draeneis visitaram muitos mundos e exploraram a maioria dos cosmos conhecidos, na tentativa de encontrar seu porto seguro – e sempre com Kil’jaeden atrás deles. Contudo, os Naaru deram aos draeneis conhecimento e poder da Luz, mais do que nunca os draeneis se uniram aos Naaru. Um dia, os Naaru irão unir todas as forças anti Burning Legion de todos os cosmos em um único exército.
História Recente
Finalmente, Velen e seus draeneis montaram base em um mundo remoto, mas pacífico… um refúgio aparentemente ideal. Eles nomearam o lugar como Draenor, ou “O Refúgio dos Exilados”, em sua língua nativa. Ali, eles silenciosamente cultivaram sua sociedade mais uma vez.
Neste novo mundo, os draeneis encontraram e fizeram uma aliança com os clãs de orcs xamãs, que já viviam ali. As duas raças não faziam negócios ou mantinham muito contanto, apenas coexistiam no mesmo lugar sem incomodar um ou outro.
É claro que, não importasse quanto tempo levasse, Kil’jaeden iria encontrar os draeneis ali… e encontrou. Depois de cerca de 25.000 anos, Talgath, um agente de Kil’jaeden, encontrou Draenor e avisou seu chefe.
Ao invés de lançar um ataque em massa, Kil’jaeden resolveu usar os orcs como arma. Kil’jaeden corrompeu os orcs e cuidadosamente manipulou eles para um estado de completa raiva e ódio dos draeneis, gerando um ataque com isso. Oito anos se passaram com várias batalhas, os orcs venceram praticamente todas, aniquilando cerca de oitenta por cento da raça draenei e fez com que o resto fugisse para pontos mais remotos do planeta.
Vários draeneis que lutaram com a Horda e sobreviveram, foram afetados pela energia Fel que os orcs warlocks estavam usando. Esses draeneis começaram a definhar, gerando sub espécies chamadas de “Lesser One” ou “Mais Fracos”.
A vingança de Kil’jaeden estava completa, ou assim ele imaginava – Velen e alguns draeneis saudáveis sobreviveram à destruição das cidades pelos orcs e fugiram para a região de Zangarmarsh, onde se esconderam até recentemente.
Hoje
Pouco tempo atrás, os elfos do sangue vieram para Draenor e descobriram os poderes da fortaleza flutuante Tempest Keep e consegui dominá-lo. Os draeneis invadiram uma parte dessa fortaleza, chamada de Exodar, e tentaram usá-la para fugir de Draenor, afim de encontrar ajuda para retomar sua casa. Mas os Blood elf perceberam essa ação e sabotaram os motores de Exodar.
Quando os draeneis tentaram usar a nave para mudar de plano, o motor deu pane e Exodar acabou indo desorientadamente para o Twisting Nether, até cair em nas Ilhas Azuremyst, na parte oeste do continente de Kalimdor em Azeroth.
A partir de então, os draeneis sobreviventes salvaram o que puderam de suas naves e tentam ajudar o que restou de seu povo, até que os Elfos da noite os encontraram. Aliando-se à Aliança, os Draeneis começaram a receber ajuda das várias raças aliadas.
Enquanto reconstroem sua sociedade os Draeneis ajudam à Aliança como pode, e seus poderes da Luz estão sendo cruciais nas batalhas contra o Culto dos Condenados, em Northrend. Quando tempo Kil’jaeden vai demorar para encontrar eles novamente? Eu não diria muito, mas agora eles terão todo um batalhão de aliados para lhe ajudar – como em Sunwell, onde juntos foram capazes de barrar a entrada de Kil’jaeden em Azeroth.